27 de dezembro de 2011

Guajará se despede de Isaac

A população de Guajará-Mirim está de luto pela morte de Isaac Bennesby, de 66 anos. O engenheiro civil formado em Manaus-AM era natural da localidade de Abunã, interior do nosso Estado e viveu a maior parte de sua vida em Guajará-Mirim. De família judia, Isaac atuou como empresário junto ao Grupo Bennesby que era formado por um conglomerado de empresas da família e, dentre outras, tinha a Rondobor, a Rondex, a Sabenauto e a Sabeico.
Isaac foi o primeiro prefeito eleito de Guajará-Mirim depois de décadas de prefeitos nomeados. Ele foi eleito em 1983, substituindo o último prefeito nomeado do município que foi o saudoso professor Salomão Silva. Seu mandato foi de 05 de novembro de 1983 a 31 de dezembro de 1988. Já o segundo mandato foi de 01 de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996, quando foi substituído por Bader Massud Jorge Badra, também eleito pelo voto direto do povo. Antes de vencer sua segunda eleição para o Palácio Pérola do Mamoré, Issac havia vencido uma eleição para Deputado Estadual.
Bennesby foi o homem que assumiu a responsabilidade pela pavimentação da BR-425, trecho entre Guajará-Mirim e Nova Mamoré. Também foi o responsável pela implantação da Área Livre de Comércio de Guajará-Mirim, criada pela Lei nº 8.210, de 19 de junho de 1991, resultante de matéria aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República. Sua implantação, contudo, se deu quando de sua regulamentação, o que foi feito pelo Decreto nº 843, de 22 de junho de 1993. Ressalte-se que a ALC foi criada na administração de Francisco Nogueira Filho e regulamentada na administração de Isaac Bennesby, que muito lutou por esta conquista.
Isaac prestou serviços em várias regiões do Estado de Rondônia e também ocupou o cargo de Diretor Geral do DER-RO. Homem de ação, quando prefeito de Guajará-Mirim, pavimentou várias avenidas na área urbana, construiu diversas praças nos bairros da cidade e dedicava especial atenção às áreas de educação e saúde. Assim também o fez quando trabalho na administração municipal do então prefeito de Ariquemes Confúcio Moura.
Defensor intransigente dos interesses do povo guajaramirense, Isaac Bennesby sempre defendeu a saída para o Pacífico por Guajará-Mirim. Por isso defendia também – e lutava muito – pela construção da ponte binacional ligando Guajará-Mirim (Brasil) a Guayaramerin (Bolívia). Morre sem ver esses sonhos realizados. Mas deixa uma lição de amor e trabalho a nossa terra. Sua visão administrativa e a dedicação às causas que defendia eram sua marca registrada na atividade pública.
Nas rodas políticas da cidade era tido como provável novo prefeito em 2012, pois pesquisas não oficiais indicavam sua larga aceitação pela maioria da população. Para tanto, estava lutando para quitar suas pendências judiciais junto à Justiça Eleitoral. Como diz o velho dito popular: “Morre o homem e fica a fama”. O povo de Guajará-Mirim agradece a Isaac Bennesby tudo o que por Guajará-Mirim e roga a Deus que sua alma descanse em paz.

Médico tentou reanimá-lo por várias vezes
Em entrevista ao radialista Ronie Von Barros, Dr. Duran relata os primeiros e últimos momentos quando atendeu Isaac Bennesby.
Conduzido pelo casal Sival Estevão e Cleude Zeed, quando chegou ao Hospital Bom Pastor sentindo fortes dores no peito por volta de 22h de sábado (24), o ex-prefeito de Guajará-Mirim, Isaac Bennesby, foi atendido pelo médico guajaramirense Ernesto Duran Neto. Feito o atendimento inicial foi estabilizado o estado clínico do paciente. Segundo o médico, Bennesby dormiu bem, pela manhã estava brincando e como se não tivesse ocorrido pediu alta, mas ao sair do Hospital meia hora depois retornou em uma ambulância passando mal. Com pressão muito alta e com bastante líquido no pulmão foi preciso o esforço dos médicos, enfermeiras e técnicas de enfermagens que conseguiram reanimar o paciente. No período da tarde de domingo (25) Isaac brincou com os profissionais do Hospital e dizia que iria somente na segunda-feira para Porto Velho, mesmo com a insistência do médico que por várias ressaltou que desde o primeiro momento em que ex-prefeito sentiu dores avisou que deveria ter buscado mais recursos para tratar da sua situação clínica. A tarde, a empresária Cleude Zeed estava com Isaac no quarto quando o mesmo falava ao telefone com a amiga de sua filha, quando começou a virar os olhos e de imediato passou a sentir fortes dores, Dr. Duran disse que foi chamado as presas ao Hospital, pois Isaac novamente estava tendo início de parada cardíaca. Diversos procedimentos foram realizados não conseguindo reanimar o paciente que veio a óbito.
A empresária Cleud Zeed estava com Bennesby em seus últimos momentos de vida.
A empresária Cleud Zeed estava com Bennesby em seus últimos momentos de vida.

Guajará se despede de Isaac
O cortejo fúnebre partiu da Câmara de Vereadores após a missa de corpo presente precedida por Dom Geraldo Verdier por volta das 16h30min.
Por volta das 17h40min o caixão de Isaac foi carregado por familiares e amigos até o caminhão dos bombeiros que o conduziram pela Avenida XV de Novembro até a Avenida Benjamin Constant seguindo pela Avenida Quintino Bocaiúva até o Cemitério Santa Cruz onde foi sepultado na presença de centenas de pessoas.

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.