14 de setembro de 2011

Chacina: Jovem é condenado a 65 anos pela morte de cinco pessoas da mesma família



Há quase um ano após a chacina ocorrida na comunidade do Divino Espírito, no Rio Ouro Preto, onde Valmerin Nogueira Costa, 21 anos, ceifou a vida de cinco pessoas da mesma família, entre elas três crianças, foi ao júri popular nesta quarta-feira (14) e condenado pelos crimes cometidos. O crime chocou o município no ano passado e ganhou repercussão a nível nacional.


Policiais militares reforçaram a segurança no Fórum e para adentrar ao plenário era necessário passar pelo detector de metais.
Policiais militares reforçaram a segurança no Fórum e


 para adentrar ao plenário era necessário passar pelo


 detector


Desde às 8h30min deu início o julgamento de Valmerin, na sede da Comarca de Guajará-Mirim, com intervalos e para o almoço, a acusação foi realizada pelo promotor de justiça, Matheus Gonçalves Sobral e a defesa foi feita pelo defensor público, José Alberto Oliveira de Paula Machado. A condenação para cada vítima: Francisco Carlos Pereira Alves, 25 anos, popularmente conhecido por Curiando; Cristiane Garcia de Souza, de 28 anos; e as filhas Alzira de Souza Pereira, de aproximadamente 2 anos de idade, Alzenira Souza Pereira, de 4 anos e Carla Cristina de Souza Pereira, de 6 anos. Foi o que decidiu o conselho de sentença, formado por sete jurados, depois de responder aos quesitos apresentados pela juíza Paula Silva da Costa Brandão. O veredito foi lido pela magistrada, às 17h, no plenário do Tribunal do Júri a pena atribuída a Valmerin é de 65 anos de reclusão. O condenado voltou a Casa de Detenção de Guajará-Mirim, onde já cumpre pena.






O crime (matéria postada em 2010)
Valmerin foi condenado pelas mortes. Foto arquivo.


     Valmerin foi condenado pelas mortes. Foto arquivo.

A tragédia aconteceu por volta das 16h do dia 09 de outubro de 2010 quando a família de Francisco Carlos Pereira Alves, 25 anos, conhecido por “Curiando” se divertia em uma praia no Rio Ouro Preto. De acordo com relatos de Valmerin Nogueira Costa, a vítima havia flagrado o mesmo com a sua esposa, Cristiane Garcia de Souza, 28 anos, afirmando que ambos eram amantes há cerca de 2 anos. Como Valmerin vivia na mesma casa com a família, retornaram na mesma embarcação até a residência. O jovem afirma que “Curiando” o obrigou a pilotar o barco, chegando a jogá-lo contra o motor o que lhe causou algumas queimaduras pelo corpo. Valmerin largou o barco e correu para dentro da casa, onde pegou duas armas de fogo, uma delas a espingarda calibre 16 e montou uma “arapuca” para matar a Francisco.
Cerca de mil metros da casa, “Curiando” foi atingido com um balaço no peito que também atingiu o rosto da filha Alzira de Souza Pereira, que completaria 2 anos no próximo dia 15. Cristiane Garcia ao ver a cena ainda tentou fugir e se esconder com suas outras duas filhas, dentro de um sapezal, mas foi golpeada acima do peito. Segundo o acusado, as duas filhas caíram sobre o corpo da mãe, e alegando que foi possuído por uma força do mal atingiu com coronhadas Alzenira Souza Pereira, 4 anos, que apresentou um braço quebrado e afundamento craniano e Carla Cristina de Souza Pereira, 6 anos, apresentava hematomas pelo corpo e estava com a calcinha arriada na altura do joelho, o que levou a Polícia suspeitar do cometimento de um outro crime.
Valmerin disse que ao ver “Curiando” agonizando deu cinco facadas em seu peito. A faca e um cartucho calibre 16, intacto, foi encontrado nas proximidades do corpo.


Tragédia é descoberta

Um vizinho próximo a residência descobriu as mortes porque Valmerin o visitou por volta das 23h40min daquele sábado, para pedir carne, mas lhe foi oferecido um pedaço de peixe, porém, recusou e ao se despedir o mesmo passou a chorar, quando indagado do porque do choro, o mesmo afirmou que havia matado “Curiando” e toda sua família. Não acreditando na conversa do rapaz que vivia junto àquela família, foi então que se reuniu amigos e seguiram até a casa, chegando lá depararam-se com o corpo de Francisco e de sua filha caídos ao solo.






Moradores da localidade ficaram indignados e se deslocaram até a cidade, cerca de 5 horas, com acesso por terra e seguindo por embarcação. Na 1ª Delegacia de Polícia Civil relataram os dois crimes, já que não haviam encontrado os corpos de Cristiane e das meninas, revelaram também o nome do acusado.
Averiguação dos fatos, localização dos corpos e prisão do acusado.

Policiais civis, militares e perícia técnica acompanhados de moradores conseguiram chegar a residência na comunidade Divino Espírito Santo por volta das 00h, de do dia 11, iniciando de imediato os trabalhos periciais. Na manhã um forte odor nas proximidades chamou a atenção dos policiais que não conseguiam localizar o corpo de Cristiane e das duas meninas. Após buscas, foram encontrados os corpos das crianças e da mãe. Os cinco cadáveres já em estado avançado de decomposição foram trazidos pelos policiais até a área urbana do município, seguindo diretamente ao Cemitério Santa Cruz, onde por volta das 21h foi realizada a necropsia nos mesmos.

F
Valmerin Nogueira Costa foi preso por policiais do Serviço de Investigação e Captura, com apoio do Núcleo de Inteligência do 6º BPM, na estrada do Ouro Preto. Segundo fontes, os policiais chegaram à residência de uma tia do acusado, que negou saber o paradeiro do mesmo, mas por volta das 15h do dia 11, segunda-feira, ele foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil. Valmerin disse que matou porque estava sob efeito de bebida alcoólica e que havia recebido ameaça de Francisco que descobriu seu relacionamento amoroso com Cristiane. “Curiando disse que já sabia de tudo, pois a mulher confessou a traição, ele me obrigou a pilotar e ainda disse que eu iria dormir, mas não garantiu que eu acordasse. Então me aprecei e cheguei primeiro em casa e os aguardei. Cristiane ainda tentou fugir, mas eu disse que ela deveria morrer, pois foi à causadora de tudo isso”, confessou o assassino.
FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.