9 de março de 2011

Desfile de blocos e festa encerra carnaval na Pérola do Mamoré

Desfile de blocos e festa encerra carnaval na Pérola do Mamoré

Profissionais da saúde alertando a comunidade e brincantes do uso de camisinha.

Encerrada a festa popular em Guajará-Mirim com a segunda noite do desfile de blocos. Em novo local, ao lado do Espaço Alternativo Bumbódromo, a Prefeitura coordenou os desfiles, já a festa popular foi organizada nas cinco noites juntamente com as Associações Folclóricas dos Bois Bumbás Flor do Campo e Malhadinho no Bumbódromo.

Éder Cury há muitos anos a frente do Bloco das Piranhas vestido de Marlene Pegorini, homenageando a primeira dama do município. O radialista Ronie Von Barros ao lado de Éder.

Foliões com suas camisetas padronizadas.

O Bloco das Piranhas novamente abriu a noite de desfile com homens trajando roupas femininas com um número maior de participantes. Seguindo com as apresentações do Bloco Cachoeira Pequena, Bloco Limãozinho e Bloco Trem que Pula onde os foliões estavam vestidos com suas camisetas padronizadas, Encerrando a noite de desfiles com a apresentação do tradicional Bloco Periquito da Madame, que fez homenagem a folia “Marly do Periquito” (in memória).

O responsável pelo Bloco Periquito da Madame, Jesus (c).

FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Refugiados do Haiti se alojam na capital em busca de melhorias de vida - Fotos

Cerca de cem haitianos estão em Porto Velho em busca de oportunidades na vida. Todos eles estão vindos de Porto Príncipe, capital do Haiti, que foi destruída no ano de 2009 por um terremoto.

De acordo com um dos integrantes do grupo, a capital de Rondônia foi recomendada por membros brasileiros da Organização dos Direitos Humanos que estão em missão naquele país, pois para eles Porto Velho é a cidade brasileira com maior índice de crescimento econômico na atualidade.

O grupo está alojado no ginásio esportivo Cláudio Coutinho, localizado no centro da capital. De acordo com o coordenador dos imigrantes, o professor de línguas, Samuel Dorvilus, eles saíram do Haiti em 25 de dezembro de 2010 e foram direto para a República Dominicana, de lá tomaram como rumo a capital do Equador, Quito, e seguiram em viagem para o Peru. Em Lima conseguiram, com ajuda de populares chegar na fronteira com o Brasil onde se alojaram na cidade de Brasiléia, no estado do Acre.

Samuel fez questão de frisar que no meio dos estrangeiros há duas famílias composta por homem, mulher e crianças e todos os alojados estão legalizados perante a Polícia Federal e passaram por um check-up de saúde pela AGEVISA para poder residir na capital, mesmo vindo de um pais onde o surto de cólera é muito grande.

Cherry Guerdy, também professor de línguas, fez questão de ressaltar que no meio deles há profissionais de todas as áreas como: eletricista, engenheiro, policial, professores, construtores e etc, todos aptos a ocupar qualquer vaga de trabalho.

O grupo está sob o amparo do encarregado do ginásio, o esportista “Braçal do Boxe”, que disse: “Não podemos deixá-los desamparados, são serem humanos e querem ajudar com a força de trabalho para consequentemente serem remunerados. Do Estado do Acre, receberam apenas uma pequena ajuda do prefeito que quis se livrar deles e mandar pra cá.”

Segundo Braçal os estrangeiros tem um prazo de 30 dias para ficar no ginásio e estão com total apoio do poder público, que fornece as três refeições diárias, segurança da Polícia Militar e ajuda médica com auxílio do Corpo de Bombeiros e AGEVISA.

Cerca de 21 dos refugiados foram retirados na última segunda- feira (06) de frente do portão da Usina Hidrelética de Jirau onde estavam tentando fazer cadastramento para conseguir empregos.

Em um outro ponto da cidade, mas precisamente em um prédio localizado na avenida Nações Unidas, bairro Mato Grosso, tem uma outra quantidade de haitianos do mesmo local que já estão trabalhando em firmas de construção civil aqui mesmo na capital.

HAITIANOS FORAM BARRADOS NA BOLÍVIA E ACRE

Depois de serem barrados de entrarem na Bolívia, no Brasil houve impedimento da entrada de cerca de 40 haitianos que possuem passaportes pela Polícia Federal brasileira e nacional peruana, segundo a fonte que pediu para não ser identificada.

Não foi dito quantos seriam entre mulheres e homens, mas que estariam na cidade de Iñapari (Peru), vizinha com a cidade de Assis Brasil, ambas localizadas na tríplice fronteira distante cerca de 350 km da capital do Acre, Rio Branco.

Na última semana, foi denunciado que a imigração da Bolívia, estaria impedindo a entrada de haitianos no País, mesmo os que já haviam sido cadastrados, vacinados e passaram por exames para constatar outros tipos de doenças.

Desde os boatos passados por terceiros e amenizados pelo Governo do Acre, a situação dos haitianos não parece amenizar para alguns, sendo que outros já conseguiram ajuda e até empregos.

O caso do impedimento por parte da Bolívia, segundo informações não confirmadas, está sendo levada ao Direitos Humano Internacional, já que consideram abusiva e de não acatarem acordos de ajuda humanitária.

Por parte do Brasil, os que estão na cidade de Iñapari, já estão esperando o visto de entrada no Brasil a longos oito dias. Segundo foi apurado, todos estão de posse de seus passaportes e deram entrada no Peru normalmente.

O problema, que antes não havia, passou a ser pelo lado brasileiro que não aceitou a entrada por parte do setor de imigração da Polícia Federal. Dizem ainda que foi montado uma espécie de barreira na ponte que liga os dois Países.

Com pouco dinheiro e sem condições de voltar ao País de origem, mesmo que não queiram, estão começando a ficar preocupado com a situação, já que consideram o Brasil, um país amigo de cheiro de oportunidade e não esperavam tal atitude. Os haitianos então acabaram vindos a Porto Velho, onde encontraram abrigo e com perspectivas de trabalho.





















FONTE: RONDONIAVIVO

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Giro policial

Motoristas são flagrados dirigindo embriagados

A Patrulha de Trânsito do 6º Batalhão de Polícia Militar autuou três motoristas por terem infringido o Artigo 165, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O primeiro caso ocorreu na Avenida Antônio Correa da Costa no cruzamento com a Av. Duque de Caxias, no bairro 10 de Abril, 01h05min de segunda-feira (7). Edinaldo da Silva Oliveira, de 30 anos, foi visto pela guarnição de trânsito conduzindo a motocicleta modelo NXR Bros, placa NDG 5929, que equilibrou-se sobre a roda traseira do veículo. O motociclista foi perseguido pela guarnição sendo abordado na Avenida 15 de Novembro. Na abordagem os PM’s perceberam que Edinaldo apresentava olhos vermelhos, dispersão, dificuldades na fala e hálito com forte odor etílico, sintomas claros de embriaguez. O motorista negou realizar qualquer tipo de teste que comprovasse seu estado, mas acabou confessando que havia ingerido bebida alcoólica. Além do artigo 165, os policiais afirmaram que foi infringido o artigo 244 – II do CTB pelo acusado.

Na Avenida Boucinhas de Menezes com Quintino Bocaiúva, no bairro Cristo Rei, Marcelo Lobo da Silva, de 32 anos, foi flagrado por policiais lotados na Polícia Ambiental. Era por volta de 05h20min de terça-feira (8), quando o homem que conduzia o veículo placa MZV 2114 de Porto Velho, foi abordado pelo Grupo de Operações Especiais da PM que perceberam os sintomas de embriaguez alcoólica do condutor.

Marcelo confessou aos PM’s que havia ingerido quatro latinhas de cerveja, em seguida foi autuado de acordo com o que prescreve o CTB.

Anízio Coral Tobias, de 58 anos, foi visto pela Patrulha de Trânsito por volta de 04h50min de segunda-feira (7) transitando pela Avenida Porto Carreiro, no bairro São José, com outros ocupantes na motocicleta modelo CG Titan, placa NBQ 8990. Na abordagem os policiais notaram que Anízio apresentava sintomas de embriaguez alcoólica. O homem confirmou que havia ingerido quatro latinhas de cerveja, infringindo o Código de Trânsito Brasileiro.

Folião urinava diante de policiais quando foi preso

O soldador Edmilson Cardoso de Freitas, de 38 anos, preferiu urinar diante de PM’s e por este motivo foi detido.

Na ocorrência policial nº 845 consta que durante as festividades do carnaval em Guajará-Mirim foi reservada uma área aos policiais com uma fita de isolamento, mas por volta de 01h35min de segunda-feira (7) Edmilson adentrou ao local e passou a fazer necessidades fisiológicas próximo aos PM’s. O homem foi orientado que não poderia mijar naquele local público, foi quando o mesmo virou e passou a urinar em cima dos policiais. Após o ato, ele foi detido sendo necessário o uso da força.

Filho golpeia o próprio pai

Quando comemoravam as festividades carnavalescas, pai e filho se desentendem e um deles vai parar no pronto socorro.

Na Avenida José Cardoso Alves, no bairro Jardim das Esmeraldas, residência de João Aparecido de Jesus, de 53 anos, ingeria bebida alcoólica com seu filho William Edmilson de Jesus, de 22 anos. Por volta de 02h20min de segunda-feira (7) ambos passaram a discutir, o filho se apossou de uma garrafa e atingiu o ombro lado esquerdo do pai. Policiais militares ao chegarem a casa depararam com João e segundo os mesmos a vítima entrou em convulsão. Após ser medicado, João foi liberado e o filho foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil onde foram tomadas as devidas providências.

Menor pula janela e foge para pular carnaval

De acordo com relatos da mãe de uma menor de 15 anos, a fuga ocorreu por volta de 21h de domingo (6) e até a manhã de terça-feira (8) a mesma não havia aparecido.

Durante a manhã de segunda-feira (7) a adolescente foi chamada em seu quarto, quando familiares perceberam que ela havia pulado a janela do quarto e fugido de casa. Segundo a mãe, recebeu informações de que a filha foi vista pulando carnaval no Espaço Cultural Bumbódromo com um rapaz. A ocorrência foi registrada na manhã de terça-feira.

Agentes da Polícia Civil passaram a investigar o caso, já por volta de 12h do dia 8/03 o namorado da menor foi localizado e confessou que a mesma havia passado esses dias com ele. A delegada plantonista Márcia Maria Krause Romero Maia tomará as devidas providências.

Agentes penitenciários localizaram aparelhos celulares no presídio

Segundo informações, dois aparelhos celulares foram encontrados durante revista de rotina na Casa de Detenção do município.

Os aparelhos estavam na triagem do presídio e foram encontrados pelos agentes penitenciários.

Policiais ambientais localizam faca

Na revista a Izequiel Mesquita Gomes, de 21 anos, os policiais militares lotados na Polícia Ambiental apreenderam um objeto cortante.

Por volta de 05h35min de terça-feira (7) quando Izequiel transitava na Avenida Duque de Caxias, no bairro Santa Luzia, foi abordado pelos policiais Sol Sol e Uchôa, sendo localizada uma faca tipo peixeira. O acusado foi detido e entregue da Delegacia de Polícia junto com a faca.

Mulheres invadem casa, esfaqueia moradora e ainda exigem que a mesma se separe do marido

O episódio foi relatado em ocorrência policial pela mulher das inicias I. M. A. D. S., de 46 anos, que alega ter sido esfaqueada por duas mulheres e ainda foi ameaçada de morte caso não largasse seu esposo.

A vítima conta que por volta de 19h de sábado (5) chegou duas mulheres em sua residência, Avenida Luís de França Torres, no bairro São José, judiaram da mesma afirmando que ela já deveria ter saído daquela casa para que o marido ficasse livre para viver feliz com elas. Uma das agressoras pegou uma faca e atingiu o braço da moradora, além de levar chutes nas pernas.

I. M. A. D. S. disse que convive com o seu esposo há 19 anos, o mesmo é garimpeiro e vive ausente do município. Ela também confessou que sabe dos relacionamentos amorosos do marido com outras mulheres, além de denunciar que o mesmo faz uso de substância entorpecente. Ela também denunciou que o marido lhe agrediu por várias vezes, chegando a expulsá-la de casa. Agora a vítima solicita providências policiais.

Motocicleta sofre queda

Valmir de Souza Fernandes, de 34 anos, transitava pela BR 425, km 107, área rural do município de Nova Mamoré quando ao tentar desviar de um buraco perdeu o controle e caiu.

Por volta de 16h, de segunda-feira (7) Valmir conduzia sua motocicleta placa NEH 7559, modelo YBR, quando passava por uma curva bateu em um buraco e perdeu o controle do veículo e saiu da pista adentrando no mato e se chocou em monte de terra. Socorrido ao pronto socorro do hospital de Nova Mamoré e policiais militares registraram o fato.

Mulher é roubada em frente de escola

Em frente ao Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) Dr. Cláudio Fialho, Maria Ferreira da Silva, de 69 anos, foi roubada.

Ao retornar da igreja, Maria passava em frente ao estabelecimento de ensino por volta de 21h de domingo (6) quando foi surpreendida por um motociclista. O homem que conduzia a moto modelo Biz arrancou a bolsa da vítima que estava na cesta da bicicleta e continha R$ 300,00, além de documentos e pertences pessoais.

Homem agredia pessoas em via pública

Joenderson de Souza Furtado, de 18 anos, vulgo “Thulipa” foi denunciado por populares quando usava da força para agredir as pessoas que transitavam pela Avenida Duque de Caxias, no bairro 10 de Abril.

Na madrugada de domingo (6) policiais militares foram informados da atitude de “Thulipa”, em agredir as pessoas com um pedaço de pau, além de está armado com uma faca. Na revista, foi localizada uma faca no bolso do jovem, que posteriormente foi conduzido a Delegacia de Polícia para serem tomadas as devidas providências.

Mulher é agredida pelo ex quando trabalhava

A mulher trabalhava vendendo bebida no bairro Serraria, quando chegou o seu ex e passou a incomodar.

Segundo versão policial, durante a madrugada de sábado (5) Francisco Lopes da Silva Neto, de 23 anos, estava em visível estado de embriaguez e passou a perturbar a ex esposa que trabalhava. O segurança do local tentou retirar Francisco, mas foi agredido com uma lata de cerveja, ficando lesionado no pescoço causando um corte.

Vai pular carnaval e fica sem os capacetes

Ronildo Furtedo Batista, de 31 anos, acionou a Central de Operações da Polícia Militar para relatar que havia sido furtado.

Segundo a vítima, deixou sua motocicleta juntamente com dois capacetes estacionada próximo a Avenida 15 de Novembro, próximo ao Bumbódromo. Já por volta de 05h de segunda-feira (7) ao retornar para buscar o veículo percebeu que os capacetes não estavam mais no lugar. Disse ainda que deixou os objetos e veículo sob a responsabilidade de uma pessoas que no momento estava ausente.

A ocorrência policial foi registrada pela guarnição dos PM’s Wilmar, Viana e Edvan.

Marinha flagra contrabando no rio Mamoré

Durante fiscalização nos rios que banham a região de Guajará-Mirim, os representantes da Agência Fluvial da Marinha do Brasil localizaram uma embarcação praticando contrabando de mercadorias.

Na manhã de segunda-feira (7) o sargento Rui Orlando Rodrigues Siqueira, um dos integrantes da embarcação, flagrou Isdrael Rea Rejas, de 43 anos, com alguns objetos de ilícito. A um fiscal da Receita Federal foram entregues as mercadorias e os policiais militares realizaram o registro de ocorrência.

Os agentes da Marinha juntamente com um fiscal da Receita Federal do Brasil durante a entrega das mercadorias contrabandeadas.

FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Passeio ciclístico em Guajará comemora o Dia Internacional da Mulher

Passeio ciclístico em Guajará comemora o Dia Internacional da Mulher

Na manhã desta terça-feira (8), um grupo de pessoas realizou em Guajará-Mirim um passeio ciclístico.

O “Comitê das Mulheres Unidas para o Futuro” cuidou da organização o evento, uma ambulância acompanhou os ciclistas para garantir a segurança.

“O motivo do passeio é comemorar todos os dias o Dia Internacional da Mulher”, disse a coordenadora do Comitê Maria José Rodrigues.

Composto na sua maioria por mulheres, o grupo também contava com alguns homens, como o vereador Guerard Castro. Os ciclistas saíram em frente a uma academia no centro da cidade, trafegaram lentamente pela Avenida 15 de Novembro e eram observados por curiosos e motoristas por onde passavam, retornando para o local de partida.

Mais imagens:





FONTE: O MAMORÉ

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.