24 de fevereiro de 2011

Abrigo Provisório é interditado pelo Corpo de Bombeiros

Durante o final da manhã de terça-feira (22) o prédio onde funciona o Abrigo Provisório Doce Lar foi apontado impróprio para funcionamento pela equipe de vistoria do 3º Sub Grupamento Independente do Corpo de Bombeiros.

Sargento BM Júnior no momento da interdição.

De acordo com uma a ocorrência policial nº 687/2011 registrada por Salvador Santos Silva Júnior, de 36 anos, bombeiro, ao verificar no edifício onde funcionava o Abrigo Provisório, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), observou a ausência do sistema de proteção contra incêndio e pânico. Relatou ainda o Sargento BM que no local não possui as condições mínimas exigidas pelos vistoriantes, afirmando que infringi o que estabelece o item 4 do artigo 4 da Lei 858 de 16 de dezembro de 1999, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 8987 de 08 de fevereiro de 2000.

O prédio está localizado em frente a Delegacia de Mulher e está interditado pelos bombeiros.

A equipe de “O Mamoré” buscou a secretária da SEMTAS, Ana Nete Dantas, onde a mesma informou que após o local ser interditado pelos Bombeiros que exigiam a instalação de 03 extintores, recargar e sinalização, foram emprestados os itens apontados e ainda naquele dia foi encaminhado documento ao 3º Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros informando a solução do problema. “Desde setembro a equipe dos bombeiros vem fazendo as exigências no local, tanto que foram cumpridas e faltando apenas os extintores, mas devido à necessidade de se fazer um projeto para adquirir via processo os equipamentos de extintores, precisamos obedecer o que rege a lei seguindo passo a passo, mas para nossa surpresa os bombeiros foram até o Abrigo e interditaram”, justificou a secretária.

A secretária também ressaltou que no momento atende apenas uma adolescente, dispõe no local de biblioteca, espaço maior para os menores e o mesmo está mais estruturado, aguardando a liberação dos bombeiros já que foram solucionadas as exigências.


FONTE: O Mamoré

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Construção da Ponte binacional é debatida durante reunião na Embaixada boliviana

Uma reunião ocorrida na tarde de terça-feira (22) na Embaixada da Bolívia, em Brasília serviu para discutir a execução de vários projetos de integração entre o Brasil e o país vizinho, com destaque para a construção da ponte Binacional, Usinas hidrelétricas(uma nacional e outra binacional), além de outras ações nas áreas da saúde e educação.

A reunião agendada pelo senador Valdir Raupp e deputada Marinha Raupp com o embaixador José Alberto contou também com as presenças do prefeito Atalíbio Pegorini, políticos bolivianos, representantes da Associação Comercial e Industrial; do Sindicato dos Engenheiros do estado de Rondônia e do Conselho Federal dos Engenheiros e Arquitetos(CONFEA).

Autoridades brasileiras e bolivianas durante reunião em Brasília.

Durante o encontro o senador Valdir Raupp voltou a defender os projetos de integração entre os dois países, a exemplo da construção da ponte internacional sobre o Rio Mamoré já que Brasil e Bolívia mantêm “laços seculares de solidariedade e cooperação”. Ele pediu ao embaixador que informasse ao governo boliviano a importância que a ponte tem para o comércio entre os dois países.

A deputada Marinha Raupp se colocou à disposição da Embaixada para a defesa em torno dos projetos de cooperação bilateral como forma de melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Guajará Mirim e de Guayaramerin, do lado boliviano. Pediu o apoio para os programas sociais que o prefeito de Guajará-Mirim executa na cidade e que são de interesse das comunidades duas cidades fronteiriças. Afirmou que vai defender a implantação de um campus da Universidade Latino-Americana(UNILA), em Guajará-Mirim como forma de expandir o intercambio cultural entre os dois países.

O prefeito Atalíbio e o presidente da Associação Comercial, Márcio Badra, elogiaram a atuação do senador e da deputada nos projetos de interesse da Bolívia e do Brasil, a exemplo da construção da ponte binacional que está em vias de ser licitada. O presidente do Sindicato dos Engenheiros, Jorge Luis, também destacou o trabalho do senador e da deputada em prol do desenvolvimento regional. Outro que falou foi o secretário geral do Consórcio Binacional, Cícero Noronha, que enalteceu o encontro e esclareceu como a comunidade da região está se organizando para os projetos entre os dois países.

Ao final do encontro, o embaixador boliviano demonstrou interesse na execução dos projetos de integração, e afirmou que vai comunicar ao presidente Evo Morales a movimentação política que há entre os dois países visando corrigir os problemas existentes na região fronteiriça. Também prestigiaram a reunião políticos bolivianos (equivalentes a vereadores no Brasil), o secretário de Planejamento de Guajará-Mirim, Sidney Silva e o diretor do CONFEA, Maurício Garcia .

FONTE: O Mamoré

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Preso casal que praticava a comercialização de droga no bairro Fátima

O combate a comercialização de substância entorpecente vem sendo intensificado pela equipe do DENARC de Guajará-Mirim e dando continuidade à repreensão as residências utilizadas com este fim na noite de terça-feira (22) mais um ponto foi “estourado”.

Por volta de 21h50min à residência localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, bairro de mesmo nome, foi alvo da ação policial ao surpreender a moradora identificada por Aguina Guadalupe Sá Cortez, de 31 anos. Segundo os policiais a mulher ao notar a presença dos agentes de Polícia na sala da casa lançou 03 papelotes de droga no chão. Um menor de 17 anos foi revistado e em sua cueca foi encontrado uma bolsa de cor preta contendo 06 papelotes de substância entorpecente e uma sacola com bórico, e em seu bolso havia a quantia de R$ 302,00. Um homem foi encontrado na cozinha da casa consumindo entorpecente e afirmou aos policiais que acabara de comprar o produto com o menor de idade pelo valor de R$ 5,00 e que é viciado, além de ser “freguês” do boqueiro.

Aguina Guadalupe Sá Cortez foi flagranteada e está atrás das grades.

A proprietária da casa, Aguina, chegou a negar que havia jogado os papelotes, também que não sabia da comercialização de droga no local. De acordo com investigações da equipe do DENARC, Aguina é esposa do menor e juntos praticavam a comercialização de entorpecente.

Segundo informações, ao confessar que vendia substância entorpecente, o menor assumiu que apenas ele praticava a ação e afirmou que nada lhe aconteceria com ele por ser menor.

Papelotes e dinheiro apreendidos na "boca de fumo".

A delegada Márcia Maria Krause Romero Maia flagranteou o casal por tráfico de droga. Aguina foi conduzida para o Albergue Feminino e o menor para o Centro Sócio Educativo e estão à disposição da justiça.


FONTE: O Mamoré

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Projeto Brasil Local realiza capacitação em Guajará-Mirim

Com o objetivo de fomentar a organização local da economia solidária e apoiar os empreendimentos e alavancar seu potencial sem perder sua natureza solidária, o Projeto Brasil Local promovido pelo ITASA – SENAES/MTE coordenado por Andréa Mendes, coordenadora Estadual do Projeto Norte II, Fórum Rondoniense de Economia Solidária e Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, desenvolveu ciclo de palestras no município, tendo início na manhã do dia 15 de fevereiro, no auditório da SEMMA.

Professores e gestores escolares participam de oficina do Programa Ideal.

O curso foi realizado gratuitamente, ministrada por Ana Cláudia, representante da empresa de consultoria do Projeto Brasil Local. Direcionada a empreendedores solidários, produtores, extrativistas, pescadores, agricultores, artesãos e outros trabalhadores informais, a capacitação apresentou conceitos referentes a associativismo e cooperativismo, trabalhando na formação de preço just projetos, bem como histórico da Economia Solidária no cenário nacional, abriu discussões para identificação de potenciais empreendimentos como forma de contribuir para a produtividade economicamente solidária e trabalhar o desenvolvimento dos empreendimentos identificados pelos agentes do projeto.

A capacitação constitui, também, a base para a concretização e implantação de propostas na criação da economia solidária, no desenvolvimento de práticas associativas, elaboração de projetos, que após execução, serão encaminhados à Câmara Municipal para análise. De acordo com Edjales, alguns projetos estão sendo encaminhados pela prefeitura à câmara municipal este ano, após análise da última capacitação realizada no ano de 2010, com o intuito de implantar no município o Banco Comunitário e o Micro-crédito e finanças.

Estiveram presentes na capacitação o vice-prefeito Hilter Gomes Videira, Edjales Benício, consultor do Projeto Brasil Local, Thiago Nassur, Biólogo da SEMMA.

FONTE: O Mamoré

The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.